PONTE MAPUTO-KATEMBE: Montagem do tabuleiro supera previsão inicial

0
7443
views

A montagemdo tabuleiro da ponte Maputo-KaTembe está a avançar a ritmo acelerado, podendo ser concluída antes dos 30 dias inicialmente fixados como a previsão mais animadora.

Até ontem, 13.º dia da operação, já tinha sido fixado o 33.º módulo, dos 57 que compõem a plataforma de cerca de 680 metros que ficará suspensa sobre a baia de Maputo, entre o cais número cinco do Porto de Maputo e KaTembe.

A Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, dona do projecto, revela ser um feito assinalável a colocação de 33 módulos em menos de metade do prazo previsto para a conclusão do processo.

Basílio Nzunga, responsável da obra, disse que tudo indica que os trabalhos serão terminados em 25 dias, no máximo.

Reconheceu ter havido dificuldades nos primeiros três dias, mas depois ganhou-se ritmo. Já foi ensaiada a possibilidade de montar quatro módulos por dia, mas o último prolongava os trabalhos até cerca das 19.00 horas. Como não se pode trabalhar durante à noite, reduziu-se a meta diária para três.

A este ritmo, segundo a fonte, tudo indica que o navio que trouxe a estrutura poderá regressar à China antes do período previsto.

A montagem é feita de forma alternada do centro em direcção aos extremos da ponte. Os módulos são içados por uma grua fixada em cabos e movimentados até ao ponto da fixação.

As últimas quatro peças a serem colocadas junto da torre Norte estão pré-posicionadas no Porto de Maputo e as do Sul na KaTembe. Os oito módulos foram retirados do navio antes do arranque da montagem.

Não obstante os avanços que se registam no tabuleiro principal, permanecem desafios na construção dos acessos, sobretudo na Malanga, onde as obras estão condicionadas à retirada dos vendedores do Mercado 16 de Junho, vulgo “Nwancacana”, e da linha de energia eléctrica.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/users/noticias/apps/noticias/public/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here