Jacob Zuma diz: Oposição não tem políticas para vencer o ANC

0
864
views

Com vários processos pendentes na Justiça, o Presidente sul-africano criticou os partidos de oposição, afirmando que recorrem constantemente aos tribunais porque não têm políticas adequadas para vencer o Congresso Nacional Africano (ANC) nas urnas.

Jacob Zuma falava a membros do ANC em Nelson Mandela Bay (Port Elizabeth) durante uma visita a uma organização religiosa na quinta-feira, dia em que seus advogados estiveram em tribunal numa das mais recentes batalhas legais de uma luta que se arrasta há oito anos.

Ele acusou a oposição de recorrer aos tribunais porque não tem habilidades políticas.

“Julgo que todos nós aprendemos. Eles não têm políticas (…) “, disse.

Jacob Zuma apelou à união do ANC porque “ (…)  quando estamos unidos, temos poder (…) “.

“OUTRA POSSIBILIDADE DE EXPLICAR”

O Supremo Tribunal de Recurso (STR) da África do Sul analisou quinta-feira um recurso de Zuma contra uma decisão do Tribunal Supremo (ST), segundo a qual a Autoridade Nacional de Acusação (NPA) tinha agido de forma irracional ao arquivar as centenas de acusações de corrupção que há anos assombram o Chefe do Estado.

Mas surpreendentemente, quando se esperava que se manifestasse contra a reabertura do processo, exigida pela principal força da oposição sul-africana, a Aliança Democrática (DA), o advogado do Presidente defendeu exactamente o contrário.

Kemp J. Kemp disse aos juízes do STR que o seu constituinte acreditava que a NPA cometera um erro quando decidiu não o processar.

Ele disse ao tribunal que o seu cliente queria uma oportunidade de prestar novos depoimentos antes que a NPA decida sobre o futuro a dar ao caso.

Depois destas afirmações, a sessão foi encerrada. Não se sabe ainda quando o tribunal divulgará uma decisão final.

Observadores consideraram a atitude da defesa do Presidente como um aparente movimento preventivo. Caso perca o recurso no STR, Zuma quer que o actual chefe da NPA, o seu aliado Shaun Abrahams, tome uma nova decisão sobre as 783 acusações de corrupção que pendem sobre a sua cabeça.

Há sete anos que a DA luta pela reabertura desse processo. – SABC/TIMES LIVES/DW

Noticias 


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/users/noticias/apps/noticias/public/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here