Sociedade de Notícias: O tombo do gigante!

0
659
views

Esta notícia é avassaladora. Deixa-me com sabor a fel. Quem diria? A Sociedade de Notícias? A caixa de ressonância do Governo do dia? Pois é: está a sucumbir à crise que bala o país.

Esselina Macome, PCA da Sociedade de Notícias, não conseguiu evitá-lo. Disse em bom som que a empresa não tem dinheiro. Nem para comprar papel. Por isso que o jornal escasseia na rua. Aliás, há muito que a empresa anda com problemas. Aboliu o caderno cultural às quartas-feiras, o “Domingo” só tira alguns números para “inglês ver” e o “Desafio” socorre-se das notícias da internet e sai prenhe de erros. Até há atrasos salariais.

Ainda de acordo com a PCA, a empresa vai ter que mandar à rua um certo número de trabalhadores. Um deles devia ser a sua sobrinha. Dizem que roubou lá 40 mil meticais e nada lhe aconteceu. Cáspite!

Crise em parte…roubou-se (rouba-se) muito no “Notícias”. Tem muita gente ali acomodada que não faz nenhum, mas recebe salários chorudos. Outros aventuram, criam os seus jornais, depois de falirem voltam ao “Notícias” e são premiados com cargos de chefia. Mamam e não produzem nada.

Não se explica que uma empresa detida 90 por cento pelo Estado, com monopólio de publicidade, apareça-nos de tangas. Há qualquer coisa não muito bem explicada. Responsáveis? Como sempre: não há culpados.

A Sociedade do Notícias é detentora dos jornais “Notícias”, “Desafio” e “Domingo”. O “Notícias” foi fundado em Abril de 1926. É o jornal de maior circulação no país. Há mais de trinta anos que para mim é obrigação lê-lo, mesmo que não traga nada de especial. Está-me no sangue.

A notícia de que está em colapso pode até apanhar muitos de surpresa. A mim não. Há muita roubalheira lá dentro e isso só não se verificava porque o Estado continuava a drenar fundos. Agora que estamos em crise o velho problema veio ao de cima. É uma vergonha.

O “Notícias” foi uma grande escola de muitos nomes do jornalismo moçambicano. Praticamente todos da velha guarda por lá passaram. Mas ultimamente tornou-se um antro de fofoqueiros. Caixa de ressonância. Só repete tudo o que o Governo diz. Não questiona. Se sucumbisse definitivamente, só faria falta dado o seu historial. Em termos de qualidade…zero!

Nini Satar


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/users/noticias/apps/noticias/public/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here