Todas as empresas que tinham depósitos no Nosso Banco, devem dar o valor como perdido

0
401
views

Em Moçambique, milhares de clientes do Nosso Banco vão perder parte das suas poupanças, por causa do encerramento desta instituição financeira, que operava no país desde 1999.

A reportagem da VOA em Maputo ouviu clientes e empresários que reagiram com indignação à medida que foi determinada na passada sexta-feira, 11 de Novembro, pelo Banco de Moçambique, que alegou insuficiência de liquidez e insustentabilidade do Nosso Banco.

Natércia Samuel, uma cliente que tinha nos seus depósitos 159 mil Meticais, o equivalente a cerca de 2000 dólares, reagiu com “um ataque de nervos” ao saber que o seu banco fechou e com a liquidação, vai apenas receber, do Fundo de Garantia, vinte mil Meticais, o equivalente a 270 dólares.

“Vim depositar recentemente 159 mil meticais de um pagamento que recebi. Semana passada vim levantar pequena parte para algumas despesas e já estava a programar mais levantamentos para mais despesas. É dinheiro conseguido durante o ano todo, mas foi embora e dizem que vou receber apenas 20 mil (meticais), isto é chocante e ainda não sei o que vou fazer”, lamentou a cliente.

Como Natércia Samuel, estão milhares de clientes, entre particulares e instituições, que vão, literalmente, perder dinheiro, por conta do encerramento do Nosso Banco.

Os empresários nacionais estão alarmados com o risco de encerramento de mais instituições bancárias, e já equacionam tomar medidas drásticas, que passam pelo não uso de bancos para guardar o seu dinheiro.

“Nós como CTA (Confederação de Associações Económicas) estamos preocupados. Vamos ter um encontro com o governador do Banco de Moçambique, na próxima semana, para ter esclarecimento sobre o que está a acontecer, de qualquer forma, os empresários estão a analisar a situação e vão tomar uma decisão, se for o caso de desincentivarmos depósitos em bancos nacionais, teremos de fazer, porque ninguém gosta de depositar dinheiro num banco e acordar amanhã saber que já não tem nada” disse Rogério Manuel, Presidente da CTA.

O Banco de Moçambique emitiu, ontem, um comunicado onde afirma que o Fundo de Garantia de Depósitos vai reembolsar depósitos até 20 mil meticais.

O documento avança também que serão abrangidos apenas os depósitos expressos em meticais e titulados por pessoas singulares residentes na República de Moçambique.

A medida equivale dizer que todas as empresas que tinham depósitos no Nosso Banco, devem dar o valor como perdido.

VOA


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/users/noticias/apps/noticias/public/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here