Será que Moçambique esta em Crise- NINI SATAR

0
566
views

As Férias do Gove

Há muitos séculos os sábios disseram: “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS”

Chegam-me, através de redes sociais, informações de que Ernesto Gove, o governador do Banco de Moçambique, se encontra em gozo de férias nos Estados Unidos da América. Para credibilizar o facto, há uma foto sua postada na rede social Instagram ilustrando momentos únicos desse seu idílio. Todavia, não estou contra as férias de Gove e nada obsta que ele as vá passar onde quiser, o problema é o “timing”. Gove de férias à esta altura na terra do “Tio Sam”….!!!!

É que, para mim, o Gove escolheu uma altura errada para ir de férias à América. Ou seja, o seu passeio acontece numa altura em que o país está mergulhado numa guerra desnecessária que prejudica, sobretudo, inocentes. O país está a conhecer uma escalada da pobreza sem precedentes, aliada ao facto de a economia estar em agonia profunda, o metical, face ao rand e o dólar deprecia-se a cada dia. E o banco emissor, esse mesmo presidido por Gove, ora de férias, vai implementando paliativos que se mostram não serem eficazes. As taxas de juro aumentam mensalmente e nada. O dólar daqui a alguns dias pode estar a 100 meticais e o rand vai para seis meticais. Mas nada. E o Gove ainda tira férias ….

Para mim, Nini Satar, o que acontece em Moçambique é o colapso total. Em 18 meses o metical atingiu uma inflação de 300 por cento. São poucos casos desses para servirem de referência. É raro. É o caos. Os salários dos moçambicanos são continuamente esfarelados pela subida abrupta de produtos da primeira necessidade. É o salve-se quem puder!!!

E O NOSSO GOVERNADOR DO BANCO CENTRAL, ESTÁ A PASSAR AS SUAS FÉRIAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, CONCRETAMENTE EM MIAMI BEACH, COM A SUA FAMÍLIA E ESTÃO HOSPEDADOS NUM DOS MELHORES HOTÉIS, A SABOREAR DOS MELHORES E MAIS CAROS COCKTAILS. DIZEM ATÉ QUE PODE TER LEVADO ALGUNS DOS SEUS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NESTAS FÉRIAS.

Contudo, que fique claro que a minha intenção, eu, Nini Satar, não é de criticar Ernesto Gove por estar a passar férias nababescas com a sua família. Pode até ser que o seu salário dê para isso. O que me inquieta é o seguinte: será que o cartão de credito ou de debito de Ernesto Gove tem também o limite de 700 mil meticais por ano em compras no estrangeiro? Ou é um cartão especial?

1 2 3

Sabemos nós que o limite para viagem passou para 2.500 dólares americanos, será que ele declarou esse valor nos serviços de migração?

Dado o seu estatuto, acredito que até deve estar hospedado num diplomatic ou presidencial suite que rondam aos 2000 a 4000 Dolares por noite….

A conclusão cabe a cada um. O facto é que Gove, em época de crise e de austeridade, está a gastar a grande e a francesa. E o país está também mergulhado numa guerra que só continua a existir devido a mentes tacanhas dos seus dirigentes. E o povo: o que será dele? Está à espera de novas eleições para votar com promessas de um futuro melhor que nunca chega? Povo, povo, povo…não sei de que matéria és tu feito!!!!!

Nini Satar


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/users/noticias/apps/noticias/public/wp-content/themes/ionMag/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here